Investir na qualificação profissional vale a pena?

Sim!

Vamos analisar assim: você tem uma reforma para fazer na sua casa e está oferecendo x para alguém fazer essa reforma, então aparece vários profissionais que estão dispostos a realizar essa repaginada. Então como você vai saber qual é o melhor? pelas qualificações é claro! e também pelos seus frutos, se você não investir na sua carreira seja ela simples ou complexa irá ficar obsoleto e com poucas chances de melhorar seu salario e seu cargo.

Veja alguns motivos para investir na sua carreira sempre.

1 – Para atualizar conhecimentos
No mundo contemporâneo, a cada dia surgem novas ideias, novos conceitos, novos equipamentos, novos desafios e novas formas de lidar com os antigos (só para citar algumas das novidades).

Portanto, manter-se bem informado e buscar formas de atualizar-se profissionalmente é essencial. Podem ser cursos presenciais ou online, workshops, palestras, feiras, simpósios, etc.

O importante é não parar de buscar novos conhecimentos e informações. Afinal, o mercado também não pára.

2 – Para ser reconhecido
É claro que o mais importante em um curso de atualização ou de especialização não é o diploma, mas sim o conhecimento adquirido.

De todo modo, a formação acadêmica costuma ser valorizada pela maioria das empresas, servindo de base (junto a outros fatores comportamentais) para contratações, bonificações, promoções de cargo e/ou de salário, entre outras vantagens.

Logo, investir em qualificação profissional pode ser uma estratégia com bons retornos, não somente educativos, como também na prática, para o desenvolvimento da sua carreira.

3 – Para conhecer pessoas novas
Além de conhecer novas ideias e conceitos, conhecer novas pessoas também pode ser muito positivo para sua carreira profissional. Para começar, você tem a oportunidade de ampliar seu network (rede de contatos), que pode gerar novas colocações ou oportunidades.

Além disso, o contato com outras pessoas também ajuda a desenvolver a comunicação e, em alguns casos, o trabalho em equipe, habilidades bastante valorizadas no meio profissional.

E a troca de informações e experiências é outro ponto positivo de conhecer novas pessoas. Assim, você pode ampliar ainda mais seus conhecimentos, esclarecer dúvidas e descobrir novas visões.

4 – Para superar novos desafios
De maneira geral, solucionar problemas e superar desafios são atitudes que nos fortalecem, na medida em que nos preparam para lidar com condições adversas e comprovam nossa capacidade de ultrapassá-las.

E, quando se fala de qualificação profissional, podem haver diversos desafios envolvidos. Desde as avaliações e trabalhos dos próprios cursos até as dificuldades pessoais, como fazer uma boa administração do seu tempo para estudar ou do seu dinheiro para pagar o curso. Lidar com questões assim pode render ótimas lições.

5 – Para redirecionar sua carreira
Qualificar-se profissionalmente não é uma estratégia apenas para quem deseja manter-se no mercado, subir de cargo ou conseguir um salário maior.

Também pode ser uma forma de mudar o rumo da sua carreira profissional ou, quem sabe, de investir em um hobby para fazer uma renda nas horas extras.

Há quem pense que não vale a pena investir em um curso ou evento profissional se não for em sua área de atuação. Mas, vendo por outro lado, pode ser uma oportunidade de conhecer melhor outro mercado, de redirecionar sua carreira ou, simplesmente, de ter uma atividade alternativa para as horas extras ou para quando se aposentar, por exemplo.



Deixe uma resposta