Analisando outro ambiente ou cultura


No último mês estive em Luanda, a maior cidade de Angola. Fui convidado para realizar uma parceria representando minha empresa, a Valor H. Meu objetivo foi prestar consultoria, juntamente com outros parceiros.
Na ocasião, tive a oportunidade de implantar todo o processo estrutural e organizacional de uma rede de concessionárias. Não pude deixar de fazer algumas comparações com o Brasil. É certo que ainda há muito para se fazer em melhorias, mas gostaria de pontuar algumas curiosidades.

Uma delas é o fato de que água nas empresas, oferecida aos funcionários, é visto como um benefício e não uma obrigação. Na maioria das empresas do mundo, fornecer água para os colaboradores é comum. Outro ponto que me chamou atenção foi o respeito das equipes operacionais. Eles atentam bastante pelo olhar de fora. Me senti muito acolhido e respeitado por todos.

Não posso deixar de salientar sobre a economia local. Infelizmente não há uma distribuição justa. Lá, ou as pessoas são muito ricas ou muito pobres. Vale ressaltar, para um melhor esclarecimento, que os habitantes de Luanda são, na sua maioria, membros de grupos étnicos, principalmente o dos ambundu.

É realmente muito importante observar o ambiente onde estamos, o comportamento das pessoas, a cultura do local, a economia e foi isso que me chamou muita atenção em um trabalho que realizei em Luanda, parceria com a Mits e a Vorcon. Com certeza foi uma experiência que agregou tanto para eles, quanto para mim como gestor e empresário.